Workshop “Além de Nós” – São Paulo, 10-12 March 2016

Reflexões sobre o fenômeno da colaboração e seu surgimento como um modelo promissor de inovação econômica e social de atores sociais da China, Brasil e Europa…

*Entre Impérios e Multidões

O projeto de pesquisa artística intitulado “Entre Impérios e Multidões” busca através de exemplos e narrativas da vida em rede, das multidões e seus aglomerados, identificar possíveis espaços de intervenção local nas arenas sociais, culturais e econômicas. Tem como objetivo dinamizar contratos sociais alternativos inspirados na horizontalização das relações humanas, na descentralização dos instrumentos de produção e troca, e nas alternativas para a cooperação direta entre as pessoas.

O workshop é destinado a grupos ou participantes com representatividade de liderança, criadores e entusiastas do cenário brasileiro de economias colaborativas. A expectativa é a de criar conexões entre os participantes e que a partir das narrativas e reflexões levantadas as percepções possam ser ampliadas ganhando outros espaços, como o da publicação online. Consagrando este projeto “Entre Impérios e Multidões” como uma plataforma de expressão e visibilidade entre os participantes.

faust-poster
Faust

*Goethe e Fausto

A inspiração na obra Fausto, uma das peças mais famosas da história ocidental, escrita pelo poeta, cientista e estadista alemão, Johann Wolfgang Goethe (1749-1832) foi escolhida por retratar as preocupações com as questões econômicas a partir de uma perspectiva contemporânea da condição humana e dos meandros do mérito, poder e privilégio. E conduzirá as reflexões promovidas durante o workshop, tais como os fatores que alteram e distorcem o percurso de criações ou iniciativas de modo a beneficiar o poder, os impérios piramidais.

*Vila Itororó Canteiro Aberto

A Vila Itororó começou a ser construída no início do século XX. Há décadas, ela coloca em disputa concepções divergentes de cidade, cultura e público. Tombada por seu valor como patrimônio a ser preservado, a Vila traz em suas próprias estruturas as marcas de um processo violento de transformação social, da destruição de uma São Paulo pré-moderna e construção de uma cidade moderna, ao redor da década de 20, e do recente, e não menos conturbado, processo de desmantelamento da cidade moderna e construção de uma cidade contemporânea – da qual todos nós somos testemunhas. Eleita como cenário para a realização do workshop por permitir diálogos múltiplos com o tema do progresso, suas paredes, colunas, degraus e estátuas são um verdadeiro sítio socioarqueológico do século XX. Nelas estão marcadas, em camadas, as ondas de avanço e tensões políticas, econômicas e sociais da cidade de São Paulo, do Brasil e permitindo, por analogia, uma reflexão extensível a outras realidade de países que outrora foram colônias.

At Vila Itororó Canteiro Aberto, March 2015
At Vila Itororó Canteiro Aberto, March 2015

O workshop é realizado em parceria com o Goethe-Institut e com Artholics e.V., Estudio Pira e Ethos, e com o apoio de Vila Itororó Canteiro Aberto, Instituto Pedra e Prefeitura de São Paulo.

*Serviço

Vila Itororó Canteiro Aberto
Rua Pedroso, 238
Bela Vista – próximo ao metrô São Joaquim
e outros locais a serem anunciados
https://www.facebook.com/events/1548825072097733/